style="width: 100%;" data-filename="retriever">Reprodução: Google Meet
O Práxis e o Pré-Universitário Popular Alternativa de Santa Maria estão com inscrições abertas para as turmas preparatórias ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Criado em 1999, o Práxis é um projeto do curso de História da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que visa criar condições para que alunos, principalmente, de baixa renda, possam ingressar nas universidades públicas federais. As aulas ocorrem de segunda a sexta, das 21h às 22h.
Justiça nega recurso do Estado, e aulas presenciais seguem suspensas em bandeira preta
A mestranda em Estudos Literários Esther Farias é uma das educadoras voluntárias do projeto que aceitou o desafio do ensino remoto.
- Um problema agravado durante a pandemia foi a evasão de alunos que sentiram-se desestimulados diante das incertezas do ano de 2020 - comenta.
Em 2019, o Praxis criou um canal de escuta para os estudantes. Nele, eram realizadas rodas de conversa com ênfase na saúde mental. No ano passado, as reuniões ocorreram de forma online.
Davi Trevisan, estudante de Psicologia da UFSM, atua no espaço de escuta. Ele ajuda na realização de exercícios para aliviar a ansiedade dos estudantes.
- Controlar a respiração nos ajuda a não perder o foco - explica o estudante.
Segundo o coordenador do Práxis e professor de História da UFSM, Diorge Konrad, o Pré -Enem em condições remotas é uma possibilidade ímpar para os educandos conquistarem a tão sonhada vaga numa universidade pública e gratuita
- Nossos educadores trabalham nas atividades online com o mesmo empenho das aulas presenciais - avalia o professor.
Para Konrad, o Pré-Enem do Práxis pode ser a única esperança de muitas famílias, que não têm condições de arcar com cursinhos particulares, terem os filhos na UFSM ou em outras universidades brasileiras.
Para informações e inscrições no Práxis, o acesso é na página do curso no Facebook: Praxis Coletivo Popular, ou pelo email praxiseducacaopopular@ gmail.com. As aulas começam em 12 de abril.
VÍDEO: de forma remota, ano letivo da rede municipal começou na segunda-feira
ALTERNATIVA
O Pré-Universitário Popular Alternativa oferece 120 vagas para estudantes de baixa renda. As inscrições vão até 8 de março. Conforme o edital (disponível em facebook.com/PreUniversitarioPopularAlternativa), o limite de renda familiar mensal por pessoa é de até R$ 1, 5 mil.
Depois da análise da documentação enviada pelos interessados, ocorre a aplicação de um questionário socioeconômico, previsto para 9 a 26 de março.
Para a inscrição, é necessário que o estudante tenha formação em nível médio em escola pública ou particular, mas com comprovação de gratuidade ou bolsa integral, sem conclusão de nenhum curso superior.
A classificação preliminar será divulgada em 1º de abril nos sites ufsm.br/alternativa e ufsm. br/pre. Em 9 de abril, será publicada a lista final. A previsão para início das aulas é 12 de abril. Elas devem ocorrer de modo remoto e virtual de segunda a sexta-feira, das 19h às 21h30min.
*Colaboraram Leonardo Catto e Gabriel Marques